Marcadores

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Porque o quadro negro é verde?

O que há de errado com as escolas?
Ou
O que há de errado com os estudantes que delas fogem?
Talvez o grande defeito da escola seja o de não ter sido criada por um estudante.
Talvez o grande defeito do estudante seja o de ter sido criado na escola.
Se o Machado de Assis fosse apenas a ferramenta que o senhor Assis usasse para cortar lenha, os alunos certamente teriam menos dor de cabeça. A escola deixa dúvidas que podem enlouquecer um indivíduo, como exemplo, o quadro negro.
João acaba de se formar em Biomedicina, e quando chega em sua casa cai em um nostálgico devaneio, recordando dos tempos de criança, mais especificamente quando entrou na escola, e com isso entrou em desespero por perceber que de nada adiantava ter estudado longos anos, pois não sabia nada. Tudo isso por causa de uma dúvida: Porque o quadro negro é verde???
Desde seu primeiro contato com uma sala de aula até sua formatura na universidade, nem João, nem ninguém, conseguiu desvendar este mistério que mais parece um dogma, pois todo quadro negro que vi é na verdade verde. Do que valeram seus estudos se não aprendeu a primeira questão da escola?
Na escola XV de Novembro há um caso um tanto assustador, as salas de aula estão perdendo os seus alunos para um recinto insalubre, inóspito, fétido e difamado, mas que parece fazer bem mais sucesso, o banheiro.
Seria interessante se os professores ao invés de expulsar os alunos do banheiro, procurassem entender o porquê desta situação.
Parece que as aulas são tão chatas que os alunos preferem fazer do banheiro o seu segundo lar.
É claro que sempre vai ter um desinteressado como eu que vai procurar uma explicação para a falta de interesse dos alunos, ou pelo menos passar a batata quente para as mãos dos professores. Faço isso por coerência, pois não basta ser um desinteressado se não for defender esta tão grandiosa classe, e rebater de alguma forma as declarações feitas em sala de aula por alguns professores que acabam deixando sem resposta os alunos, que por ventura se tornam ainda mais desinteressados.
Quero ser escritor, mas temo ser famoso e que consecutivamente meus escritos se transformem em material didático, incrementando assim mais um desgraçado escritor á ser estudado na literatura daqui á algumas décadas, por isso quero continuar escrevendo mal.
E se possível, nas paredes de algum banheiro de escola...


Lucas Loch Moreira

4 comentários:

  1. vs não respondeu a pergunta essencial...
    pq o quadro negro é VERDE?

    ResponderExcluir
  2. O quadro usado em todas as salas de aula de qualquer nível da Educação e também, em palestras, simpósios, reuniões, apresentações didáticas, etc. era, há muito tempo atrás, realmente "negro".
    Por que?
    Porque o giz, que é o único material usado para se escrever no quadro, em geral tem cores suaves devido ao material de que é feito e assim precisa de um quadro que tenha uma cor forte para contrastar com a suavidade do giz.
    Só que aproximadamente pela década de '60 do século passado, os oftalmologistas descobriram que a cor preta do quadro-negro era prejudicial para a visão dos estudantes e principalmente dos mestres que "encaravam" o quadros-negros muito mais de perto.
    Assim, já era de conhecimento dos especialistas no assunto, que a cor mais benéfica para a visão, pelo menos dos seres humanos, é o verde.
    Então, daí é que o MInsitério da Educação logo providenciou para que todas as escolas, públicas e privadas, dentro de um determinado prazo, teriam de substituir todos os quadros didáticos por outros de cor verde de uma certa tonalidade, que não sei qual é o nome.
    Aliás, não é apropriado que ainda se use a terminologia "quadro negro"; podemos usar simplesmente "quadro"!
    Obs.: Quadros didáticos de cores muito claras também são impróprios porque refletem luminosidade, o que incomoda e prejudica a visão humana.

    ResponderExcluir
  3. o quadro-negro agora é chamado de louza

    ResponderExcluir