Marcadores

terça-feira, 1 de julho de 2008

Torcedor Fanático

Sempre me orgulhava quando ouvia dizerem que mais fanático que eu não existia, hoje sinto vergonha deste título. O Gre-Nal é uma farsa, onde muitos torcedores apaixonados fazem de seus clubes suas identidades. Declaram amor a um time como se fosse algo supremo. Vestem camisas como se fosse a própria pele, ou até mais que ela. E cantam gritos de guerra, loucos para ouvirem o canto contrário; não para ver quem canta mais alto, e sim para ter “motivo” para iniciar o espancamento coletivo.
Não vou dizer que nunca cometi loucuras ou briguei pelo meu time, mas não me orgulho das vezes que prejudiquei alguém ou fui prejudicado por conta disso. Muito pelo contrário, me arrependo. As pacíficas, até conto com certa naturalidade, mas já percebo que se um “rival” visse, poderia dar confusão.
Como sou interiorano ainda não vejo razões em deixar de usar as cores do meu time em qualquer ocasião, mas será que os jovens, há poucos dias assassinados em São Leopoldo, Jéferson Ferreira e Gabriel de Oliveira, também não tinham essa sensação de segurança?
Algumas pessoas perderam a identidade
. Não são mais Cicrano da Silva, ou Fulano da Silveira, e sim Cicrano Gremista e Fulano Colorado. Com isso, ganham inimizades, discórdias e, até mesmo, tiros; se é que se pode dizer que isso tudo é ganhar.
Se for amor, porque não aproveitar o melhor dele? Sendo tão lindo assim, não tem o porquê estragar ofuscando cada vez mais o brilho do futebol.
Acabei me decepcionando com o futebol. Tenho certeza que muitos outros também.
Torcedores apaixonados geralmente acham que todos também deveriam ser... e atiram exatamente naqueles que são igualmente fanáticos. E olha o busilis: mancham o escudo do seu clube e acabam com um semelhante, só porque ele é do time deles.
Elder Corrêa Junior
Publicado dia 11 de julho de 2008 no caderno KZUKA, da ZERO HORA.

6 comentários:

  1. Opa eai, parabéns pelo post! Penso que nem tu. Nos últimos anos uma onda de irracionalidade tomou conta do futibol brasileiro, principalmente aqui no sul onde os estádios e bares eram mais tranquilos. Acredito que essa onda de eufemismo começou lá com a "batalha dos aflitos". Depois desse jogo todos viraram gremistas fanáticos, um único amor, nada pode ser maior e outras besteiras maiores. E claro que os colorados acompanharam. É impressionate ver o nível de irracionalidade dessas pessoas nos "about me" do orkut por exemplo; eu realmente acho que as pessoas não param para pensar o que estão dizendo... E como tu disse, todo esse amor está resultando em violência e segregação. Feito, até mais e parabéns de novo pelo texto. Abraço,
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Vi seu texto no Kzuka, e gostei muito. Pra falar a verdade eu sou bem fanática, mas não de chegar ao ponto de brigar com o outro por não torcer para o meu time.Até porque foi uma barbaridade o que aconteceu esses dias, o Grenal que deveria ser um festa, se tranformando em desastre.
    Voltarei aqui mais vezes!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, li no kzuka e resolvi vir aqui conferir, muito bom msm.
    :D :D :D :D :D :D

    ResponderExcluir
  4. li o texto no kzuka..achei mto bom e vim da uma bisbilhotada no blog..
    show!
    hehehe
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Pra variar tbm vi esse texto no kzuk...hehe.Faz um tmpaum jah,mas vim conferir o q mais d legal tm aki...mt bom esse blog.to impressionada.vcs dvm aprontar e zoar mt...Vlw.Francine

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir